O amor ainda é possível na velocidade 5G?, com Carol Tilkian #aovivo

2024/04/12 に公開
視聴回数 11,359
0
0
O Café Filosófico CPFL é um espaço aberto para reflexão. As falas dos convidados e os comentários do público são de responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a visão do Instituto CPFL ou de seus controladores. Comentários fora do tema proposto e que disseminem discursos de ódio e/ou ataques criminosos serão banidos automaticamente.

A tecnologia sem dúvida permeia nossas relações afetivas, quais os impactos dela nos nossos encontros e desencontros amorosos? Em tempos de excesso de controle, filtros, stalkings e aceleração de respostas, qual o espaço para o vazio, para a dúvida e para a construção? Trazendo referências como a socióloga Sherryl Turkle, estudiosa das relações digitais e dos conceitos de fobia e de desamparo pautados em Freud e Lacan, mergulharemos nos desafios do uso das tecnologias como ferramentas para conexão. Numa era de streaming esperamos um amor on demand? Estamos mais exigentes ou intransigentes? Qual o tempo do amor numa cultura que acelera o áudio a 2x? Para além da tecnologia em si, este encontro abordará também como a emergência e a difusão da Inteligência Artificial, suas potências e seus riscos, impactam as relações amorosas. Vamos buscar debater os desafios impostos por máquinas que aprendem e simulam comportamentos humanos. A indistinguibilidade entre humanos e máquinas pode ser menos um acontecimento romântico do que um obstáculo ao encontro genuíno?

Palestra do módulo Desafios e possibilidades do amor contemporâneo, de Renato Noguera e Carol Tilkian

Desafios e possibilidades do amor contemporâneo

Poucas coisas conectam tanto as pessoas quanto o amor. O amor é tema de músicas, tema de livros, de conversas de bar e de terapia. Não existe uma pessoa que não tenha questões amorosas e que não queira ser feliz no amor, mas, paradoxalmente, em um momento no qual existem cada vez mais possibilidades de amor, ele parece cada vez menos possível. Como compreender este paradoxo? À ‘medida que as oportunidades de se relacionar aumentam, as reclamações sobre a falta de pessoas interessantes também aumentam. Segundo dados do IBGE, atualmente 1 em cada 2,4 casamentos termina em divórcio e esse número não para de crescer. Em menos de 20 anos (de 2004 a 2021) os divórcios aumentaram 196% e nos últimos 10 anos a duração média do casamento caiu de 17,5 anos para 13,8 anos. Em paralelo, o interesse por relacionamentos abertos cresceu muito nos últimos anos. Nós acreditamos que não se trata apenas de uma discussão sobre formatos de relação e sim sobre desejos, ideais, possibilidades, expectativas e impossibilidades do amor. O objetivo desta série de gravações do Café Filosófico CPFL, com curadoria de Renato Noguera e Carol Tilkian, é aprofundar a discussão sobre os principais dilemas amorosos da contemporaneidade trazendo embasamento teórico e perspectiva histórica em uma linguagem simples e envolvente. Dessa forma, a cada episódio, objetiva-se trazer novas perspectivas, conhecimento e ferramentas para que possamos ser mais felizes em relações amorosas mais possíveis e menos idealizadas.

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
Twitter: https://twitter.com/tvcultura
Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura/
Site: https://tvcultura.com.br/

Siga o Instituto CPFL
- Facebook: https://www.facebook.com/institutocpfl
- Twitter: https://twitter.com/cafe_filosofico
- Site: http://www.institutocpfl.org.br/